Investigação em design para pequenas e médias empresas

  • João Branco Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro

Resumo

Pensamos que a dinamização de estudos especifícos de design (métodos e conteúdos), bem como a associação desta disciplina a outras áreas do saber abrirá expectativas de uma informação qualitativamente mais estimulante para as empresas e projectistas.
As pequenas e médias empresas poderão beneficiar deste novo posicionamento do design que se apresentam como uma sintese interdisciplinar que poderá suprir o déficit de informação, quando do lançamento e do acompanhamento dos projectos.
O design, ao querer assumir desempenhos, para e nas organizações, que ultrapassam em muito a prestação típica do projecto (design estratégico, gestão do design,
design global), deve criar ou desenvolver novos conteúdos e metodologias que permitam prestar este tipo de serviços às organizações de que sairão especialmente beneficiadas as pequenas e médias empresas. Para cumprir alguns deste objectivos a investigação em design deverá desenvolver novos métodos e conteúdos mais adequados e eficazes aos desafios dos contextos actuais.

Publicado
2021-06-04