Comunicação e design: desejo, desenho, desígnio - na produção projectual de artefactos de interface cultural

  • Conceição Lopes
  • Francisco Providência

Resumo

O presente artigo decorre, da oportunidade criada pelo desenvolvimento conjunto de diversos trabalhos, levados a cabo pelos autores da presente comunicação, a partir dos quais se opera uma reflexão sobre o processo de produção projectual de artefactos de interface cultural. Na prática destas realizações foi-se desenhando a comum utilização de ferramentas conceptuais, dentro da especificidade disciplinar de cada um, operando, com isso, um alargamento compreensivo sobre as realidades do design de comunicação.
Tomar-se-á por acesso a compreensão do dispositivo analítico em forma de tríade projectual da produção de artefactos de interface cultural, a hipótese que Francisco Providência defende com a afirmação - Desejo, Desenho e Desígnio - (2000). Utiliza-se a abordagem sistémica da comunicação humana para uma reflexão sobre a problemática do design de comunicação, afim de construir uma aproximação inteligível ao processo de produção projectoal de artefactos de interface cultural.
Em primeiro lugar introduzir-se-á um esclarecimento semântico em torno das palavras comunicação, desejo, desenho e desígnio.
Seguidamente, desenvolver-se-á uma reflexão em torno do das três componentes do processo de produção do sistema de interacção-mudança que se vai construindo
Pela tríade enunciada e que tem por consequência o artefacto de interface cultural.

Publicado
2021-06-04