Emoção e racionalidade: particularidades expressivas de Die Post do Winterreise de Franz Schubert

  • Helena Santana

Resumo

Este texto contrapõe emoção e racionalidade, abordando a forma como Schubert traduz e enfatiza musicalmente as emoções descritas no ciclo de poemas Die Winterreise de Wilhelm Müller.
Do espírito criativo dos seus autores, da técnica e racionalidade de duas linguagens, a poética e a musical, resultam dois textos que, contribuindo para uma só obra, traduzem o que de mais profundo existe no ser humano.
Schubert, ao transformar sentimentos em objectos de som, racionaliza o mundo das emoções, contribuindo a técnica para a sua manifestação.
A forma como o faz, nomeadamente em Die Post, uma das canções que compõe este ciclo de poemas, revela-se o alvo do nosso estudo. Concluímos que o compositor descreve e traduz fielmente o mito do viajante, as suas emoções e sentimentos, conferindo-lhe através do som um dramatismo e uma força peculiares, sendo um exemplo de perfeição na forma como visualiza, transforma e traduz o pensamento de Müller. Interagindo, emoção e razão contribuem, neste caso, para a realização de uma obra de uma poética ímpar.

Publicado
2021-06-04
Secção
Artigos