Compostagem doméstica em Educação Ambiental: potencial de uma abordagem holística

  • Sara Carvalho Universidade de Santiago de Compostela; CIFPEC – Instituto de Educação da Universidade do Minho
  • Nelson Lima CIFPEC – Instituto de Educação da Universidade do Minho
Palavras-chave: compostagem doméstica, Educação ambiental, Integração curricular, Ciclo da matéria orgânica

Resumo

Tomando como objecto de estudo projectos de Compostagem Doméstica (CD) no contexto escolar, este artigo apresenta uma análise do processo de implementaçãoactual de uma prática sustentável milenar. No momento em que a compostagem se expande pelas escolas do país, em especial no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tornou-se pertinente observar em profundidade experiências pedagógicas que usam esta metodologia de aproveitamento de resíduos orgânicos como um meio didáctico. Através de uma visão da CD baseada nas vertentes técnica; ambiental; de saúde;pedagógica; social e económica, foi realizado um estudo de casos múltiplos em três contextos educativos. Comparou-se o nível de desenvolvimento daquelas vertentes em escolas com diferentes graus de experiência em compostagem. A compostagem foi igualmente assumida como um “elo” que completa o ciclo da matéria orgânica, com as componentes-chave - “resíduos” e “fertilização do solo”. Entre outros aspectos, os resultados deste trabalho reforçaram a percepção de que o cruzamento da compostagem doméstica com outros projectos (e.g. hortas pedagógicas e outras práticas tradicionais) potencializa uma prática mais abrangente da educação ambiental.
Publicado
2010-01-01
Secção
Artigos