https://proa.ua.pt/index.php/agora/issue/feed Ágora. Estudos Clássicos em Debate 2024-02-09T16:11:53+00:00 Maria Fernanda Brasete mbrasete@ua.pt Open Journal Systems <p>A revista <em>Ágora. Estudos Clássicos em Debate</em>&nbsp;(ISSN 0874-5498 | E-ISSN 2183-4334) foi fundada em 1999. Com periodicidade anual, publicada pela UA Editora e de livre acesso,&nbsp;é editada pela área de estudos clássicos do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.&nbsp;Trata-se de uma revista dedicada aos estudos clássicos desde os primórdios da Antiguidade greco-latina até à receção que essas antigas literaturas e culturas continuam a ter na atualidade nas civilizações de matriz ocidental, sem esquecer as problemáticas ligadas ao ensino do Grego e do Latim.</p> <p>Com arbitragem científica (avaliação por pares, duplamente anónima), trata-se de uma revista científica&nbsp;destinada a académicos e investigadores, tanto nacionais como estrangeiros, bem como ao público em geral.&nbsp;</p> <p><strong>INDEXAÇÃO</strong></p> <p>A revista encontra-se indexada em Arts and Humanities Citation Index - <a href="https://www.webofscience.com/wos/woscc/summary/d3e441a5-742c-4550-8679-629cec48b2d0-9911c367/relevance/1">ISI Web of Knowledge</a>; <a href="https://www.scopus.com/sourceid/19900192333">SCOPUS</a>;&nbsp;<a href="https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=9435">Dialnet</a>; <a href="https://doaj.org/toc/0874-5498?source=%7B%22query%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%220874-5498%22%5D%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22size%22%3A100%2C%22sort%22%3A%5B%7B%22created_date%22%3A%7B%22order%22%3A%22desc%22%7D%7D%5D%2C%22_source%22%3A%7B%7D%2C%22track_total_hits%22%3Atrue%7D">DOAJ - Directory of Open Access Journals</a>; <a href="https://kanalregister.hkdir.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info.action;jsessionid=ycblT-A+F4W9F-BKMqSgEXvK.undefined?id=484354">ERIH PLUS</a>; <a href="https://about.brepolis.net/aph-abreviations/">L’Année Philologique</a>; <a href="https://latindex.org/latindex/ficha/555">LATINDEX</a>; <a href="https://miar.ub.edu/issn/0874-5498">MIAR</a> - Matriu d’informació per a l’avaluació de revistes; <a href="https://www.redalyc.org/toc.oa?id=3210&amp;numero=27644">Redalyc</a>; <a href="https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/525/2021/05/QUALIS-NOVO.pdf">QUALIS (A1)</a>; <a href="https://www.scimagojr.com/journalsearch.php?q=19900192333&amp;tip=sid">SJR</a> - <a href="https://www.scimagojr.com/journalsearch.php?q=19900192333&amp;tip=sid&amp;clean=0">SCImago Journal</a> &amp; Country Rank; <a href="https://www.redalyc.org/toc.oa?id=3210">Redalyc</a>;&nbsp;<a href="https://www.rcaap.pt/repositoryInfo.jsp?locale=pt&amp;id=agora">RCAAP</a> (Repositório Científico em Acesso Aberto em Portugal), <a href="https://v2.sherpa.ac.uk/id/publication/21342?template=romeo">Sherpa Romeo</a>.</p> <p>Os seus conteúdos são gratuitos e encontram-se disponíveis (em acesso aberto), em: <a href="https://proa.ua.pt">https://proa.ua.pt</a></p> https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31301 Passagem de testemunho: breve balanço 2024-02-09T16:11:53+00:00 João Manuel Nunes Torrão jtorrao@ua.pt 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31385 On the correct way to supplicate the gods in Seven against Thebes 2024-02-09T16:11:44+00:00 Marta González González martagzlez@uma.es <p>O Coro em<em> Os</em> s<em>ete contra Tebas</em> é composto por donzelas que têm a importante tarefa de suplicar aos deuses no momento crucial antes da batalha e devem fazê-lo corretamente para que sua súplica seja eficaz. Este é um dos temas centrais da peça de Ésquilo: qual é a maneira correta de suplicar? Aqui, sugiro que o comportamento das donzelas do Coro é racional e eficaz, e que um exame das estátuas dos deuses que ocupam o palco e a maneira como o Coro as invoca é altamente esclarecedor no que diz respeito à elucidação da religiosidade das donzelas.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31307 Espaço, gestos e audiência no prólogo de Édipo Tirano de Sófocles 2024-02-09T16:11:52+00:00 Marco Valério Classe Colonnelli mcolonnelli@hotmail.com <p>O prólogo de <em>Édipo Tirano</em> de Sófocles pode ser considerado como uma peça perfeita de engajamento de público e produção de movimentação de palco. A implicação da audiência pelo tragediógrafo é produzida por sua habilidade em mesclar fatos e mitos nesta peça, sem extrapolar os limites das convenções do teatro ateniense. Ademais, a utilização de um aparato linguístico preciso reforça o engajamento do público e ao mesmo tempo denuncia toda a movimentação de palco dos atores em cena. A partir disso, pretende-se analisar neste artigo o texto do prólogo da peça a fim de demonstrar com que expedientes o tragediógrafo alcança os seus fins.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31316 La teoría de la percepción sensorial y de la cognición de Demócrito y su recepción posterior 2024-02-09T16:11:52+00:00 Nazyheli Aguirre De La Luz a.nazyheli@comunidad.unam.mx <p>O objetivo deste artigo é apresentar uma reconstrução plausível da teoria geral de Demócrito sobre percepção sensorial e a cognição, com base numa análise exaustiva dos testemunhos oferecidos por Teofrasto, Aristóteles, Sexto Empírico e Galeno, bem como a lista de obras do abderita consignada por Trasilo e transmitida por Diógenes Laércio (IX 45‑49). Assim, este exercício analítico oferece como resultado uma nova perspetiva sobre a posição de Demócrito em relação às operações psíquico-cognitivas, em que se destaca o nível exclusivamente material de tais explicações, sem prejudicar a clara diferenciação lexical entre percepção sensorial e a cognição estabelecida pela primeira vez na história do pensamento grego.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31319 Jenofonte, Platón y Aristóteles: ¿exhortaciones a qué filosofía? 2024-02-09T16:11:52+00:00 Thomas Rego thomas.rego@gmail.com <p>As exortações presentes em <em>Memoráveis</em> de Xenofonte, no <em>Eutidemo</em> de Platão e no <em>Protréptico</em> de Aristóteles convidam a uma filosofia que se caracteriza pelo cuidado da virtude, da alma educada, que alcança a sabedoria, que, embora projetada para a natureza e o divino, não é apenas teórica , mas também prático, alcançando a 'eupraxia', que se desenrola no resto das nossas artes, incluindo a política, e na companhia dos amigos, alimentados pelo exemplo de Sócrates, ou do prudente. Este 'kalokagathia' é o campo de uma vida boa a que convida a filosofia, prometendo a felicidade.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31322 La pérdida de la vista en las fuentes médicas y lexicográficas griegas: ἀμβλυωπία y ἀμαύρωσις 2024-02-09T16:11:51+00:00 David Pérez Moro david_pm29@outlook.es <p>Neste artigo, proceder-se-á a uma análise de duas afeções relacionadas com a perda da visão, ambliopia (ἀμβλυωπία) e amaurose (ἀμαύρωσις), a partir de dois tipos de fontes: médicas e lexicográficas. De igual modo, serão estudados os verbos derivados dessas duas doenças: ἀμβλυωπέω, ἀμβλυώττω e ἀμαυρόω. O objetivo do estudo é determinar, por meio dessas fontes, em que medida uma afeção diferia da outra e, além disso, lançar alguma luz sobre o uso que os antigos davam a esses termos e aos verbos que lhes correspondiam.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31325 El primer argumento contra la teoría del “alma armonía” en el Eudemo 2024-02-09T16:11:51+00:00 Desiderio Parrilha Martínez dparrilla@ucam.edu <p>No seu diálogo <em>Eudemo</em>, Aristóteles desenvolve dois argumentos contra a teoria da “harmonia da alma” como desdobramento da crítica herdada de Platão. O primeiro não aparece no <em>Fédon</em> nem volta a aparecer entre os argumentos que Aristóteles usa mais tarde no <em>De anima</em>. Essa singularidade do argumento é acompanhada pela dificuldade interpretativa que o argumento oferece, destacada pela crítica contemporânea. O nosso artigo pretende mostrar que esse argumento original do período juvenil se baseia nas “privações parciais ou defeituosas” das obras da maturidade, no contexto das “privações de poder ativo”.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31328 Los dones de Procris y el destino de Céfalo: coherencia y pluralidad en la Biblioteca de Apolodoro 2024-02-09T16:11:50+00:00 Stefano Acerbo sacerbo@us.es <p>Este artigo examina as duas histórias que a <em>Biblioteca</em> oferece nas quais Céfalo é o protagonista, destacando a coerência interna de cada uma delas, bem como a independência de uma em relação à outra. Nas genealogias atenienses, Céfalo é o infeliz marido de Prócris: é vítima do caráter ameaçador de sua mulher e do poder nefasto de seus presentes. No episódio da caça à raposa de Cadmo, que antecede a conceção de Héracles, a história destaca o caráter prodigioso do cão, essencial no plano de Zeus, e o destino de Céfalo, que se transforma num herói fundador.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31331 Ariadne em cena: teatralidade na Epistula 10 das Heroides de Ovídio 2024-02-09T16:11:50+00:00 Carol Martins da Rocha carol.rocha@ufjf.br Jéssica Rodrigues de Oliveira oliveira.jessica@estudante.ufjf.br <p>Neste artigo, a partir de excertos selecionados da carta 10 das <em>Heroides </em>de Ovídio, procuramos perceber efeitos do modo como o poeta se vale da mescla de gêneros poéticos. A nosso ver, nesta obra ovidiana explora-se não apenas a relação entre epístola e elegia, mas também recursos do drama, como a ironia dramática. Postulamos, assim, que Ariadne, heroína autora da missiva, com sua escrita e voz feminina, estabelece coordenadas para delimitar seu espaço cênico e nele se coloca para performar sua desavença amorosa por meio de uma peça literária que concilia gênero dramático e elegia epistolar.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31334 Vingança e (des)amor. Cartas de denúncia e adultério na literatura greco-latina 2024-02-09T16:11:49+00:00 Rui Tavares de Faria rui.mv.faria@uac.pt <p>Entre as intencionalidades comunicativas que presidem à escrita epistolar estão os atos de denúncia. Neste âmbito, a literatura clássica legou alguns exemplos que, sob o <em>topos</em> do adultério, constituem, por um lado, verdadeiras sentenças de morte, e, por outro, autênticas juras de amor e sedução. É nesta perspetiva que se impõe analisar e comentar, no presente artigo, três mensagens epistolares, duas implícitas — os “sinais ominosos” escritos numa tabuinha de aba dupla que Preto envia ao sogro Ióbates (<em>Ilíada</em> 6. 157-170) e a acusação deixada por Fedra ao marido, Teseu (Eurípides, <em>Hipólito</em> 857-887) — e uma explícita: a carta que Ovídio imaginou que Fedra escreveria ao seu amado/amante Hipólito (<em>Heróides</em>, 4).</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31337 Le Fr. 41 (Ernout) de Pétrone (= Anth. 465 [Riese]): Un poème et ses intentions 2024-02-09T16:11:49+00:00 Pierre-Jacques Dehon Pierre-Jacques.Dehon@ulb.be <p>Este artigo centra-se em <em>Anth.</em> 465 (Riese), um poema curto que se acredita ser um fragmento das obras de Petronio desde que Escalígero o atribuiu pela primeira vez ao autor do <em>Satyricon</em>. Uma análise aprofundada da forma e do conteúdo desta pequena peça ajuda a identificar a arte do poeta que escreveu os versos e a entender melhor as suas intenções. Uma análise interna do poema e uma comparação com outros textos tendem a confirmar a atribuição a Petrónio e permitem ir além do propósito estritamente paródico ou satírico que alguns críticos atribuíram ao fragmento.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31340 Sobre a Rota Vergilii 2024-02-09T16:11:48+00:00 Miguel Ângelo Andriolo Mangini miguelangelo@usp.br <p>O objetivo deste artigo é fazer uma apreciação crítica da <em>Rota Vergilii</em> e oferecer uma interpretação dela. Para isto, revisamos alguns comentários modernos sobre ela e analisamos partes do texto no qual a <em>Rota Vergilii</em> é apresentada, a saber, a <em>Parisiana Poetria</em> de João de Garlândia. A nossa conclusão foi a de que os <em>stili</em> da <em>Rota Vergilii</em> não são conjuntos de assuntos e matérias, como pretenderam alguns teóricos modernos, mas pertencem ao domínio da elocução, com o que esse conceito medieval de “estilo” se alinha parcialmente com a teoria clássica dos <em>genera dicendi</em>.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31343 “«Sed me nunc ablue, quaeso, fontis aquis sacri»” (Lyr. V, 81 82). La impronta del Morgante de Luigi Pulci en los Lyrae Heroycae libri quatuordecim (1581) de Francisco Núñez de Oria 2024-02-09T16:11:48+00:00 María Fernández Ríos maria.fernandez@uca.es <p>Para o presente trabalho, resgatamos a epopeia neolatina intitulada <em>Lyrae Heroycae libri quatuordecim</em> (Salamanca, Matías Gast, 1581) do humanista espanhol Francisco Núñez de Oria. Este poema épico, tão pouco conhecido quanto o seu autor, combina duas tradições antagónicas <em>a priori</em>: o cânone épico clássico e a nova matéria cavalheiresca. Partindo da premissa de que <em>Orlando Furioso</em> de Ludovico Ariosto é a principal fonte vernacular da obra, propomos-nos analisar a influência de uma das fontes vernáculas secundárias que fundamentam este poema monumental: <em>Morgante</em> de Luigi Pulci.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31349 Mitología clásica y paisajismo cubano en el Espejo de paciencia de Silvestre de Balboa 2024-02-09T16:11:47+00:00 Luis Pomer Monferrer luis.pomer@uv.es <p>Neste texto analisam-se as referências clássicas presentes no <em>Espejo de paciencia</em> de Silvestre de Balboa, produto tardio da épica renascentista com elementos barrocos, publicado em 1608 e considerado o fundador da literatura cubana. A mitologia clássica greco-romana de tradição europeia mistura-se com elementos paisagísticos cubanos nesta obra dedicada a um acontecimento contemporâneo: o rapto do bispo Altamirano. O final do primeiro canto, dos dois que compõem o poema, é o ponto culminante dessa trasladação dos seres mitológicos das florestas gregas para a geografia cubana.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31352 Para Carl Theodor Dreyer, com carinho: intertextualidade e representações cinematográficas em Medeia de Lars Von Trie 2024-02-09T16:11:47+00:00 Tiago Silva thyagocenico@gmail.com Cristina Ennes da Silva crisennes@feevale.br <p>Com foco nas representações cinematográficas do trágico e na intertextualidade na obra fílmica <em>Medeia </em>(1988) de Lars Von Trier, reflete-se sobre a busca do diretor por um conteúdo metafórico próprio como mote de adaptação da obra clássica de Eurípides e a forma que este intento dialoga com o dispositivo poético intrínseco ao cinema de Carl Theodor Dreyer. Busca-se na narrativa audiovisual elementos intertextuais que apresentam o mito, a partir dos conceitos de representação, mito, imaginário e intertextualidade e da análise fílmica proposta por Francis Vanoye (1994).</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31358 Entre o passado e a contemporaneidade: o mito de Hero e Leandro em Pardalita 2024-02-09T16:11:47+00:00 Maria João Silva Lopes mjl@ua.pt <p>Em 2021, a editora Planeta Tangerina publicou um novo título, <em>Pardalita</em>, na coleção juvenil <em>Dois Passos e um Salto</em>. Este trabalho pretende analisar aquela obra de ficção juvenil, escrita e ilustrada por Joana Estrela, à luz do mito de Hero e Leandro. A partir das <em>Heróides</em>, de Ovídio, e de outras referências existentes na obra, irá refletir-se sobre as formas e dimensões em que o mito se torna presente, se atualiza, salientando-se, nesse sentido, os temas que convoca e desenvolve.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31364 Hore si quod sanguinem minuare debes: un horario semanal para la sangría (con un apéndice sobre el término iouius, ‘jueves’) 2024-02-09T16:11:46+00:00 Arsenio Ferraces Rodríguez a.ferraces@udc.es <p>Edição crítica, tradução e comentário de um calendário semanal que assinala as horas favoráveis para efetuar uma sangria em cada dia da semana. Em apêncice, oferece-se uma explicação sobre o termo <em>iouius, </em>que deve ser restituído no texto e que até agora não estava atestado como nome de quinta-feira em nenhuma fonte conhecida.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31367 Los Principios de Retórica de Aftonio con anotaciones de Juan de Mal Lara. Introducción, edición, traducción y notas: Maía Dolores García de Paso Carrasco, Trinidad Arcos Pereira, María Elisa Cuyás de Torres, Gregorio Rodríguez Herrera. 2024-02-09T16:11:46+00:00 Emília M. Rocha de Oliveira emilia.oliveira@ua.pt 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31370 Maria de Fátima Silva & Lorna Hardwick (eds.), The Classical Tradition in Portuguese and Brazilian Poetry. 2024-02-09T16:11:46+00:00 Emília M. Rocha de Oliveira emilia.oliveira@ua.pt 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31373 La Austriaca siue Naumachia de Francisco de Pedrosa. Introducción, estudio y edición por Juan Carlos Jiménez del Castillo. 2024-02-09T16:11:45+00:00 Emília M. Rocha de Oliveira emilia.oliveira@ua.pt 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31376 Michele Savonarola, De balneis et termis Ytalię. Edición crítica, traducción y estudio de Sergio Pasalodos Requejo 2024-02-09T16:11:45+00:00 António M. L. Andrade aandrade@ua.pt 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31379 Livros e revistas recebidos 2024-02-09T16:11:45+00:00 João Manuel Nunes Torrão jtorrao@ua.pt 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31382 Normas de aceitação de textos / Guidelines for article submission 2024-02-09T16:11:44+00:00 João Manuel Nunes Torrão jtorrao@ua.pt 2023-03-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement##