Le geste et la parole: mime et pantomime dans l'Empire romain

  • Marie-Hénène Garelli-François Universidade de Toulouse
Palavras-chave: deixis, dança, gestos, mimesis, pantomina, Symposiaca, Plutarco

Resumo

Esta comunicaçào tentará determinar, a partir de textos e de inscriçôes, critérios pertinentes que permitam diferenciar os dois grandes `géneros' dramáticos da época imperial: mimo e pantomima. Apoiar-nos-emos nas caracterfsticas gestuais e não nas textuais destes espectáculos em que o modo de representação assumia valores que, noutrs épocas (isto é, nos géneros clássicos) eram transmitidos pelo texto. Deter-nos emos particularmente, para a pantomina, em um texto de Plutarco (Symposiaca, 9.15) que se apresenta como um exercício de transposiçâo das noções de mimesis e de deixis do domínio literário para o domínio da dança gestual (transposição, sem dúvida, de uma oposição aristotélica entre logos e lexis). Como resultado destas pesquisas, parece que a distinção cómoda e frequentemente aplicada pelos textos ao mimo e à pantomima, apresentados respectivamente como prolongamentos decadentes da comédia e da tragédia, se revela menos pertinente que a distinção entre, por um lado, o realismo gestual do mimo que oferece uma cópia impressionante e superbaundante do real e, por outro lado, a retórica gestual da pantomima, linguagem codificada, minimalista e eficaz, fundada sobre a ilusão e desencadeando o imaginário do espectador. Encontramos, na Antiguidade, um paralelo com estas distinções na reflexão teórica sobre as artes figurativas, nomeadamente a pintura e a escultura.

Publicado
2023-04-14