Para Carl Theodor Dreyer, com carinho: intertextualidade e representações cinematográficas em Medeia de Lars Von Trie

  • Tiago Silva Universidade Feevale
  • Cristina Ennes da Silva Universidade Feevale
Palavras-chave: Medeia, mito, cinema, representação, intertextualidade, Lars Von Trier

Resumo

Com foco nas representações cinematográficas do trágico e na intertextualidade na obra fílmica Medeia (1988) de Lars Von Trier, reflete-se sobre a busca do diretor por um conteúdo metafórico próprio como mote de adaptação da obra clássica de Eurípides e a forma que este intento dialoga com o dispositivo poético intrínseco ao cinema de Carl Theodor Dreyer. Busca-se na narrativa audiovisual elementos intertextuais que apresentam o mito, a partir dos conceitos de representação, mito, imaginário e intertextualidade e da análise fílmica proposta por Francis Vanoye (1994).

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Filmes citados:
Medeia (1988) Direção: Lars Von Trier sobre um roteiro de Carl Theodor Dreyer. Dinamarca, 1987, (76 min). Título original: Medea.
O martírio de Joana D’arc (1928) Direção: Carl Theodor Dreyer sobre um roteiro de Joseph Delteil. França, 1928, (110 min). Título original: La Passion de Jeanne d’Arc.
Gertrud (1962) Direção: Carl Theodor Dreyer baseado na peça de Hjalmar Söderberg. Dinamarca, 1964, (119 min). Título original: Gertrud.
A palavra (1955) Direção: Carl Theodor Dreyer baseado na obra de Kaj Munk. Carl Dinamarca, 1955, (126 min). Título original: Ordet.
Publicado
2023-03-08