Ariadne em cena: teatralidade na Epistula 10 das Heroides de Ovídio

  • Carol Martins da Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jéssica Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Ovídio, Heroides, mescla genérica, ironia dramática, teatro, autoria feminina

Resumo

Neste artigo, a partir de excertos selecionados da carta 10 das Heroides de Ovídio, procuramos perceber efeitos do modo como o poeta se vale da mescla de gêneros poéticos. A nosso ver, nesta obra ovidiana explora-se não apenas a relação entre epístola e elegia, mas também recursos do drama, como a ironia dramática. Postulamos, assim, que Ariadne, heroína autora da missiva, com sua escrita e voz feminina, estabelece coordenadas para delimitar seu espaço cênico e nele se coloca para performar sua desavença amorosa por meio de uma peça literária que concilia gênero dramático e elegia epistolar.

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Publicado
2023-03-08