Eneias no cinema

Palavras-chave: Eneias, Vergílio, Eneida, Cinema, Peplum, recepção

Resumo

Apesar de, até hoje, não ter tido a mesma atenção por parte dos cineastas que outros heróis da cultura clássica, Eneias também teve tratamento cinematográfico. É interessante que tenha sido sobretudo o cinema italiano aquele que até hoje se interessou pelo herói da “Eneida”. Este texto retoma trabalhos prévios sobre o tema e analisa e sistematiza linhas de força que os cineastas G. Ferroni, G. Venturini e F. Rossi utilizaram para recontar o mito do herói vergiliano, avançando assim para propostas de leitura complementar da recepção do tema na cultura contemporânea.

Referências

AUBERT, N. (2009), Un cinema d’après l’antique: Du culte de l’Antiquité au nationalisme italien. Paris, L’Harmattan.
AZIZA, C. (1998), “Le mot e la chose”: AA.VV. Le peplum: l’Antiquité au cinema. Condé sur Noireau, Éditions Corlet, 7-11.
AZIZA, C. (2009), Le péplum: un mauvais genre. Paris, Klincksieck.
BOZZATO, A. (2005), “L’occhio del Ciclope: Momenti di cinema nell’Odissea di Franco Rossi”: E. CAVALLINI (ed.), I Greci al cinema: Dal peplum “d’autore” alla grafica computerizzata. Bologna, Dupress, 2005, 27-39.
CANO, P. L. (1981), “Una versión cinematográfica de La Eneida”: Faventia 3/2 (1981) 171 183.
CANO ALONSO, P. L. (2014), Cine de Romanos. Apuntes sobre la tradición cinema-tográfica y televisiva del Mundo Clásico. Madrid, Centro de Lingüística Aplicada ATENEA.
DUMONT, H. (2009), L’Antiquité au Cinéma. Vérités, legendes et manipulations. Paris/Lausanne, Nouveau Monde Éditions/Cinémathèque Suisse.
ELLEY, D. (1984), The Epic Film. Myth and History. London, Routledge & Kegan Paul.
GRANSDEN, K. W. (ed.) (1976), Virgil. Aeneid. Book VIII. Cambridge, Cambridge University Press.
ELOY, M. (1990), “Énée et Didon à l’écran et dans la bande dessinée des années 50 et 60”: R. MARTIN (ed.), Énée et Didon: Naissance, fonctionnement et survie d’un mythe. Paris, Éditions du Centre Nationale de la Recherche Scientifique, 289-298.
HARDIE, P. (2016), The Last Trojan Hero. A Cultural History of Virgil’s Aeneid. London, I. B. Tauris.
LEGLIESE, P. (1957), Une oeuvre de pré-cinéma, L’Eneide. Paris, Debresse.
LILLO REDONET, F. (2003), “Virgilio y Catulo en el cine y la television”: Cuadernos de Filologia Clásica – Estudios Latinos 23 (2003) 437-452.
MARTIN, R. ed. (1990), Énée et Didon: Naissance, fonctionnement et survie d’un mythe. Paris, Éditions du Centre Nationale de la Recherche Scientifique.
NÉRAUDAU, J.-P. (1990), “Énée et Didon dans l’opéra des XVIIe et XVIIIe siècles”: R. MARTIN (ed.), Énée et Didon: Naissance, fonctionnement et survie d’un mythe. Paris, Éditions du Centre Nationale de la Recherche Scienti-fique, 299-306.
O’BRIEN, D. (2014), Classical Masculinity and the Spectacular Body on Film. New York, Palgrave MacMillan.
POMEROY, A. J. (2008), Then it was Destroyed by the Volcano. The Ancient World in Film and on Television. London, Duckworth.
POMEROY, A. J. (2017b), “The Peplum Era”: A. J. POMEROY (ed.), A Companion to Ancient Greece and Rome on Screen. Malden, Wiley-Blackwell, 145-159.
POMEROY A. J. (2017c), “Franco Rossi’s Adaptations of the Classics”: A. J. P POMEROY (ed.) (2017), A Companion to Ancient Greece and Rome on Screen. Malden, Wiley Blackwell, 253-270.
PUTNAM, M. C. J. (1998), “Dido’s Murals and Virgilian Ekphrasis”: HSCP 98 (1998) 243 275.
ROCHA PEREIRA, M. H. (32002), Estudos de História da Cultura Clássica. Vol II – Cultura Romana. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
ROCHA PEREIRA, M. H. (1992), “Virgílio, poeta da paz e da missão de Roma”: AA. VV., Estudos em Homenagem a Jorge Borges de Macedo. Lisboa, Instituto Nacional de Investigação Científica, Centro de Arqueologia e História da Universidade de Lisboa, 73 86.
RODRIGUES, N. S. (2004), “Vt pictura poesis: A Guerra de Tróia numa ekphrasis vergiliana (Aeneidos liber I, 453-493)”: Artis 3 (2004) 13-34.
RODRIGUES, N. S. (2012), “Helena de Troya en el séptimo arte”: D. ROMERO GONZÁLEZ (coord.), El mundo clásico en el cine. Ámbitos. Revista de Estudios de Ciencias Sociales y Humanidades 27 (2012) 27-37.
SICLIER, J. (1962), “L’âge du peplum”: Cahiers de cinéma 131 (1962) 26-38.
SOLOMON, J. (2001), The Ancient World in the Cinema. Yale, Yale University.
TEIXEIRA, C. (2007), Estrutura da viagem na épica de Virgílio e no romance latino. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
WINKLER, M. M. (2009), Cinema and Classical Texts: Apollo’s New Light. Cambridge, Cambridge University Press.
WINKLER, M. M. (2005), “Leaves of Homeric Storytelling: Wolfgang Petersen’s Troy and Franco Rossi’s Odissea”: E. CAVALLINI (ed.), I Greci al cinema: Dal peplum “d’autore” alla grafica computerizzata. Bologna, Dupress, 153-177.
WINKLER, M. M. (2017), Classical Literature on Screen. Affinities of Imagination. Cambridge, Cambridge University Press.
Publicado
2019-04-01